Internação para Dependentes Químicos

clinica de recuperação

A Clínica  de Recuperação Getsêmani é especializada no tratamento da dependência química em drogas, álcool e comorbidades. Com sede em Peruíbe, litoral de São Paulo, já atendeu mais de 1.000 pacientes e conseguiu resgatá-los do vício e reinseri-los na sociedade. A internação para dependentes químicos faz parte dos serviços disponibilizados pela Getsêmani. Essa internação pode ser realizada de 03 maneiras: involuntária, voluntária ou compulsória.

Internação para dependentes químicos involuntária: representantes legais, cônjuges ou parentes até o 4º grau colateral podem solicitar a internação do indivíduo mediante comprovação médica de que o consumo colocando sua vida ou de terceiros em risco.

Internação para dependentes químicos voluntária: o indivíduo solicita voluntariamente a própria internação, tendo que assinar uma declaração para comprovar sua vontade.

Internação para dependentes químicos compulsória: essa internação é sempre solicitada por um juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico atestando que a pessoa não tem domínio sobre a própria condição física e psicológica. Não necessita de autorização familiar.

A Getsêmani tem um programa de internação para dependentes químicos que dura no mínimo 06 meses, podendo ser prorrogada caso o corpo médico ache necessário. As fases de internação, desintoxicação ou indução a abstinência e reabilitação são atendidas na clínica. Somente o processo de reabilitação dura 05 meses. Na clínica os pacientes tem assistência de enfermagem 24 horas, participam de grupos de apoio como A.A. (Alcoólicos Anônimos) e N.A. (Narcóticos Anônimos), tem acompanhamento psicológico e psiquiátrico em grupo e individual. Além de saídas para praia e igreja, por exemplo, com um grupo terapêutico.

Porque optar pela internação para dependentes químicos?
A dependência química é um distúrbio mental considerado doença pela Organização Mundial da Saúde desde 2001. Os doentes tem seu comportamento afetado pelo consumo da substância e possuem controle suficiente para pararem sozinhos. Sintomas: há uma necessidade progressiva de maiores quantidades, a ingestão começa a ser excessiva e apesar de ter consciência dos efeitos o indivíduo continua a consumir. A dependência química vem acompanhada de ansiedade, irritabilidade, insônia e sinais fisiológicos desconfortáveis caso haja a interrupção da substância.

Optar pela internação para dependentes químicos é optar pela recuperação de seu familiar ou amigo. Devolver a ele a chance de continuar a viver e conquistar os seus objetivos. A luta contra a dependência química não tem fim, é uma doença sem cura, porém o tratamento existe para que a pessoa consiga levar a vida normalmente mesmo tendo esse distúrbio.

A clínica de recuperação Getsêmani tem um corpo de funcionários preparados para a internação para dependentes químicos. Entendemos que não só o paciente precisa de apoio e assistência como a família e pessoas ao redor também, por isso cuidamos do estado presente e também procuramos analisar o que pode ter causado a dependência.